terça-feira, 18 de outubro de 2011

Desabrigados??? Abrigados??????? - por Cristiano Menendes e Leandro Rodrigues.





Grande noticia para o povo tereopolitano: NÃO TEMOS MAIS DESABRIGADOS ;))))))))

Eu e o Leandro Rodrigues estivemos ontem na secretaria de desenvolvimento social para falar com a secretária Maria das Graças Granito. A mesma nos recebeu com muita simpatia e cordialidade, porém estava de saída (era por volta das 16h30min) para um compromisso, mas nos deixou a vontade para agendarmos uma conversa com a mesma.

Para não perdermos o dia, ela designou uma funcionária para conversar conosco e nos deixou bem à vontade. A funcionária foi muito solicita conosco e nos passou algumas informações importantes quanto aos desabrigados que divulgaremos agora.

Primeiramente nos foi afirmado que NÃO TEMOS MAIS DESABRIGADOS EM TERESÓPOLIS, O ultimo abrigo desocupado foi o da Igreja Batista da Barra, ou seja: alguns são beneficiários do aluguel social, outros voltaram para suas casas e outros moram com parentes.

Quanto às barracas, nos foi passado que TODAS FORAM DEVOLVIDAS!!

Solicitamos a lista de todos os desabrigados em Teresópolis, porém a mesma informou que por na lista que possuem constarem o CPF e endereço dos mesmos, não poderia nos fornecer tais dados (por ser confidencial), mas nos passou alguns números:

O município está assistindo no momento 599 famílias com auxilio moradia de R$ 500,00 (quinhentos reais)

O estado está no momento assistindo 2494 famílias com o aluguel social no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Indagamos se os vereadores aparecem por lá para verificar o trabalho da secretaria e nos foi passado que sim, aparecem geralmente com alguém que não está recebendo o aluguel social e querendo saber o porquê do não recebimento. Porém para se interessar pelas reocupações ou outros assuntos, a resposta foi NÃO!

Nos foi passada também que a defesa Civil tem realizado planos de contingência inclusive ministrando cursos, que tem contado com a participação de motoboys e trilheiros que conhecem a região e que foram importantes no resgate das vitimas.

O estado também tem ajudado neste sentido através de um órgão chamado MPU (não sabem dizer o significado da sigla), localizado no Vale do paraíso.

As funcionárias se colocaram a nossa disposição para qualquer informação necessária, incluindo fornecimento de dados e passamos nossos e-mails e telefones pessoais para que possamos ajudar e divulgar assuntos pertinentes a nossa cidade.

Após esta visita, nos encontramos com a colega Simone Barbosa e o Robson para combinarmos os próximos passos do grupo. Infelizmente outras pessoas se comprometeram a comparecer, mas não puderam estar entre nós, cada um com seus motivos.

Nosso próximo passo definido será agendar uma visita a igreja da Barra do imbui, Defesa Civil, o MPU (não confundir com Ministério Publico da União) e visitas ao interior, mas estamos com um sério problema que é a falta de material humano para a realização das tarefas.

Todos temos nossas vidas pessoais e ninguém aqui é remunerado com este trabalho que nos propusemos a fazer, por isso precisamos de ajuda (não financeira, mas de pessoas preocupadas com a cidade, dispostas a nos ajudar), por isso, mais uma vez, convido a todos no grupo que nos ajude a levantar a nossa cidade, cada um fazendo o que pode na parte que lhe cabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário